segunda-feira, 26 de maio de 2014

Seleção brasileira parte II

- Já estamos com a mão na taça. A afirmação foi feita sem pudores por Carlos Alberto Parreira, coordenador técnico da seleção brasileira, no dia em que o grupo se apresentou na Granja Comary, em Teresópolis, para iniciar a preparação para a Copa do Mundo. O tom de otimismo usado desde a conquista da Copa das Confederações, no ano passado, foi ainda mais elevado na primeira entrevista coletiva. Experiente na competição, já que foi campeão em 1970, como preparador físico, e 1994, como técnico, além de ter disputado inclusive por outras seleções, Parreira disse que o mais importante é ganhar o título fora de campo. E que isso o Brasil já conseguiu em 2014. - O que aprendi em seis ou sete Copas? Que ganhar fora do campo é o mais importante, e não é fácil. Envolve parte operacional, logística, planejamento, relacionamento com torcedores, imprensa, ambiente de trabalho. E isso nós já conseguimos, portanto já estamos com uma mão na taça. Assumir o favoritismo escancaradamente também faz parte da estratégia de inflamar o povo em torno da seleção brasileira. Na opinião de Parreira, não há motivos para duvidar do hexacampeonato, embora ele reconheça adversárias fortes e faça uma ressalva: - Quantos favoritos não fracassaram? Em 2002, 90% da mídia especializada apontava Argentina e França como favoritas e elas não passaram da primeira fase. Somos favoritos, sim. Não temos obrigação de ganhar, mas somos favoritos. Confiamos nesses jogadores, olha o time que temos. A zaga mais cara do mundo, um timaço. São jogadores experientes, respeitados no futebol mundial, jogamos em casa. Apenas retratamos o que sentimos.
Já na granja Comary Os atacantes Neymar e Fred puderam descontrair por alguns minutos logo após se apresentarem à seleção brasileira na Granja Comary. Em evento de patrocinadores, os dois jogadores disputaram uma animada partida de videogame. O jogo escolhido foi o Fifa Copa do Mundo. E o goleador do Fluminense foi quem se deu melhor no período em que a imprensa teve acesso ao local. O gol marcado por Fred foi assinalado pelo virtual volante Paulinho. O lance saiu em uma finalização de fora da área. E, para não passar em branco, o goleador da seleção brasileira não deixou de tripudiar sobre o companheiro. Todos os jogadores participaram do evento. Muitos deles distribuíram autógrafos e tiraram fotos com pessoas ligadas aos patrocinadores da seleção brasileira. Os atletas ficaram no local por cerca de 30 minutos.
Os jogadores da seleção brasileira iniciaram nesta segunda-feira a bateria de exames preparatórios para a Copa do Mundo de 2014. A equipe médica responsável pelos diagnósticos examinou olhos, ouvidos, corações, gargantas... Houve também testes em esteiras e avaliações por imagens de ultrassonografia. De acordo com o site da CBF, os exames foram oftalmológicos, otorrinolaringológicos e clínico-cardiológico-ortopédicos com os médicos José Luiz Runco, Serafim Borges, Andreia Picanço e Augusto Cesar Lima. Depois, os atletas passaram por testes de ergoespirometria e de isocinético.Durante a tarde desta segunda-feira, alguns jogadores da Seleção foram à academia. Uns pedalaram, outros fizeram abdominais, mas nada muito intenso. A maioria ficou em descanso depois dos exames médicos, que continuam em dois períodos nesta terça-feira, na Granja Comary, em Teresópolis. A tendência é que os jogadores passem a ir a campo apenas na quarta-feira. Antes da estreia na Copa do Mundo, dia 12, contra a Croácia, na Arena Corinthians, o Brasil faz dois amistosos preparatórios: diante do Panamá, dia 3, em Goiânia, e com a Sérvia, dia 6, em São Paulo, no estádio do Morumbi.

Nenhum comentário: