quinta-feira, 19 de junho de 2014
Chuva, bumbum de Hulk e até choro por Ramires: seleção chega à Granja
De folga desde o empate por 0 a 0 com o México, na última terça-feira, a Seleção chegou de volta à Granja Comary, em Teresópolis, pouco antes de meio-dia. À espera da delegação, aproximadamente 200 torcedores não se importaram com a chuva forte que caía na cidade e compareceram à porta do centro de treinamento para incentivar os jogadores para a próxima partida. Acompanhada dos pais, Fernanda Dias, que saiu de Juiz de Fora, foi aos prantos ao perceber que Ramires e Neymar notaram sua presença.- Valeu muito vir aqui. Faria tudo de novo, cheguei às 9h, eu amo futebol. O Neymar deu tchau, o Ramires também. Vim aqui só para ter esse contato e sentir de perto esse clima da Copa. Sábado estou aqui de novo, com certeza. O ataque do Brasil precisa ser mais ofensivo. Eu adoro o Fred, mas ele está morto - disse Fernanda, tentando recuperar o fôlego.
- Era o sonho dela. Ela está muito feliz - vibrou Patrícia, mãe de Fernanda.
Enquanto os atletas eram aguardados na entrada da Granja Comary, fãs mirins, que se beneficiaram do feriado para viajar a Teresópolis, enfrentaram a chuva e exibiram cartazes com diversas declarações para os atletas preferidos.
Como é o caso das primas Ana Lícia Nascimento Cruz, de 18 anos, e Maria Moutinho, de 14 anos, que saíram de Bangu, no Rio de Janeiro, para tentar tirar uma foto com os craques.
- Vim para incentivar a Seleção Brasileira e para pedir o David Luiz em casamento, porque eu gosto muito dele - disse Ana Lícia.Diferentemente da prima mais velha, Maria Moutinho é fã do camisa 10 da Seleção. A adolescente foi à Granja Comary com o intuito de convencer Neymar a deixar a atriz Bruna Marquezine.
- Quero ver o Neymar, porque ele é lindo e maravilhoso e tem que ficar comigo. Tem que largar a Bruna Marquezine - afirmou.
Caroline Almeida, de 13 anos, que saiu de Nova Iguaçu pela madrugada para acompanhar a chegada da Seleção com a família, chamava a atenção com um pedido inusitado. Apaixonada por Hulk, a jovem empunhava um cartaz pedindo para apertar o bumbum do jogador.
- Eu vim só para ver o Hulk. Eu sou muito fã dele. Eu vim com a minha família só para apertar a bunda dele e, claro, mostrar que ele precisa voltar para o grupo - disse.
Nem mesmo a condição climática adversa foi capaz de impedir que os torcedores comparecessem à porta da Granja Comary para esperar os jogadores da Seleção. Mas quem se beneficiou do tempo foi um comerciante da Baixada Fluminense, que chegou cedo à porta da Granja Comary para vender capas de chuva. Por R$ 15 cada, o ambulante fez a festa e esgotou o estoque com os diversos torcedores que tentavam se proteger.
Os jogadores que iniciaram a partida contra o México vão realizar um treino regenerativo na parte da tarde. Os que não atuaram toda a partida vão treinar normalmente no campo às 16h. Logo após, o goleiro Júlio Cesar vai conceder entrevista coletiva. O Brasil enfrenta Camarões na próxima segunda-feira, no Mané Garrincha, em Brasília.
segunda-feira, 16 de junho de 2014
domingo, 8 de junho de 2014
Menino invade campo da Granja Comary
Os berros por uma foto ou um autógrafo duraram todo o tempo do treino. Neymar, como sempre, foi o mais requisitado. Parecia que o domingo terminaria sem o sonhado contato mais próximo com o astro, mas o camisa 10 da seleção brasileira surpreendeu. Na parte final da atividade, o pequeno Bernardo Ramos, de 8 anos, torcedor do Fluminense, invadiu o campo. Um dos seguranças tentou retirar o menino, mas Neymar correu na direção da grade que separa o condomínio do campo 2 da Granja Comary e chamou o pequeno tricolor para bater bola e tirar foto com alguns titulares que ainda estavam no gramado.
- Eu estou feliz. A gente conversou muito, e ele me perguntou se eu estava gostando e se estava animado para a Copa do Mundo. Depois eu pedi para ele fazer muitos gols, porque essa Copa já é nossa - disse o menino, que deixou o gramado emocionado A atitude do atacante empolgou os fãs. No gramado, Bernardo conduziu a bola e posou para fotos com titulares como Thiago Silva, Luiz Gustavo, Fred, Marcelo e David Luiz. Neymar virou fotógrafo e depois passou a câmera ao zagueiro capitão da Seleção para aparecer na foto. Ao se aproximar do camisa 10 e do menino, o jogador do PSG foi ovacionado pela torcida.A cena lembrou muito a que se viu no amistoso contra a África do Sul, em 5 de março, em Joanesburgo. Na ocasião, um menino invadiu o gramado, quase foi retirado pela segurança, mas Neymar pediu que o deixassem em campo. A imagem rodou o mundo e mostrou a simpatia do principal jogador brasileiro na atualidade.
De volta ao trabalho neste domingo, a Seleção foi recebida por cerca de 500 torcedores em Teresópolis. Carinho e boas vibrações a quatro dias na estreia da Copa do Mundo, quinta-feira, contra a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo, às 17h (de Brasília).
sábado, 7 de junho de 2014
Homenagens a Fernandão
Uma coisa que todos nós sabemos é que Fernandão era uma pessoa muito querida por todos diversas homenagens a ele foram feitas varias partes do mundo confira agora algumas das homenagens:
Revelado pelo Grêmio e rival de Fernando em 2006 e 2007, o volante Lucas Leiva, que foi cotado para ser convocado por Felipão para a Copa do Mundo até o último momento, foi um dos primeiros a se manifestar na internet.
- Aqui deixo a minha homenagem a este grande atleta e pessoa. Descanse em paz Fernandão e muita força para a família .#RIP #LUTO - postou o jogador sobre o ex-atleta, que também foi técnico e diretor colorado.
O meia Oscar, formado no Internacional, também prestou homenagens a Fernandão:
- Hoje o futebol acordou triste, pelo falecimento do Grande Fernandão! Foi meu diretor no Inter e, pelo tempo que convivemos, vi que era uma pessoa de grande caráter e um cara sensacional! Descanse em paz.
Jogador do São Paulo, Alexandre Pato, que foi revelado no Internacional, publicou uma imagem de Fernandão levantando a taça do Mundial de Clubes de 2006. Na ocasião, o Colorado derrotou o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho por 1 a 0 com gol do atacante Adriano Gabirú. Na foto, Pato aparece ao lado do ex-jogador.
- Descanse em Paz , Fernandão!! R.I.P... Tristeza... - lamentou Pato.
Um dos maiores artilheiros do Estádio Serra Dourada, casa do clube em que Fernandão fez história, o folclórico Túlio Maravilha, que tem mais de 200 gols pelo Goiás, segundo suas próprias contas, também prestou suas condolências. É com muita tristeza que perdemos um dos maiores ídolos do futebol. Saudades do eterno artilheiro Fernandão - postou o jogador.
Leandro Damião, que defende o Santos, mas foi revelado pelo Inter e até mesmo comandado por Fernandão no time gaúcho, também lembrou do ídolo.
- Luto. Que Deus possa dar força e confortar toda família do ídolo. Triste demais. Vá em paz irmão Fernandão - disse o atacante.
Gilberto Silva, que atuou no Grêmio em 2011 e 2012 e tem como último clube o Atlético-MG, homenageou Fernandão com uma montagem em seu Instagram. Ele lembrou também de João "Segurança", funcionário do Galo há mais de 30 anos, que lutava contra um câncer e faleceu nesta sexta-feira aos 65 anos.
- O futebol está de luto com a perda de João, segurança do Atlético-MG, e Fernandão, ídolo do Internacional e do futebol. Que Deus conforte as famílias - postou o campeão mundial de 2002 com a seleção brasileira.
Depois de dar um depoimento emocionado no ar no canal SporTV, o atacante do Fluminense, Rafael Sobis, que foi companheiro de Fernandão na campanha da Taça Libertadores da América em 2006, fez uma declaração ao ex-jogador.
- Espero um dia caminhar novamente do teu lado. Vai com deus! TE AMO!!! - falou Sobis nas redes sociais
Volante do Tottenham, da Inglaterra, e que defendeu o Internacional de 2008 a 2010, Sandro também se disse muito triste com a informação.
- Triste demais. Vai em paz, capitão - relatou o defensor.
Lucas Moura, ex-São Paulo e jogador do Paris Saint-Germain, disse que aprendeu muito com Fernandão. Os dois foram companheiros no Tricolor paulista em 2011 e 2010, quando o atleta havia acabado de subir da base.
- Que noticia triste logo cedo, que tragédia, meu Deus do céu, não estou acreditando. Fernandão, aprendi muito com esse cara - lamentou bastante o jovem.
Defensor da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, David Luiz também falou do triste acontecimento.
- O mundo perde um grande homem com um caráter incrível. Que Deus conforte todos os familiares e amigos - comentou.
DILMA LAMENTA, E GOIÂNIA TEM LUTO DECRETADO
Até mesmo a presidente Dilma Rousseff lembrou do ex-atacante. Por meio de sua conta em uma rede social, ela disse que Fernandão "deixará saudades" e o classificou como um "exemplo de caráter".
- Fernandão deixará saudades. Lamento muito a morte de Fernandão, ídolo do Internacional e de todos os amantes do futebol. Campeão mundial dentro de campo, Fernandão era fora de campo exemplo de caráter - disse Dilma.
Presidente da Fifa, Joseph Blatter também lembrou do ex-atleta, a quem chamou de "líder".
- Profundo pesar por Fernandão, capitão do Internacional campeão da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2006. Um líder dentro e fora do campo.
Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia decretou, também através das redes sociais, luto oficial na cidade por três dias devido à morte do ex-atleta. Já o ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, publicou uma mensagem sobre o falecimento de Fernandão.
- Fim de semana não poderia iniciar mais triste. Fernandão foi um atleta exemplo e era um amigo. Pesar - lamentou.
Tarso Genro e José Fortunati, governador do Rio Grande do Sul e prefeito de Porto Alegre, respectivamente, também usaram suas contas no Twitter para lamentar a morte de Fernandão.IMPRENSA FRANCESA LAMENTA MORTE
Além dos jogadores, técnicos e ex-atletas, a imprensa francesa também lamentou a notícia. Afinal, Fernandão defendeu Olympique Marselha e Toulouse. O "L'Equipe" lembrou da passagem de três temporadas pelo clube de Marselha, de 2001 a 2004, quando foi emprestado ao Toulouse. Já o "Le Figaro" citou os clubes pelos quais o ex-atacante passou, destacando o Internacional
Fernandão, ídolo do Internacional, morre em acidente de helicóptero
O ex-atacante Fernandão, um dos maiores ídolos da história do Internacional e do Goiás, morreu por volta de 1h deste sábado, em Goiás, aos 36 anos. Fernando Lúcio da Costa voltava de sua casa em Aruanã, cidade no interior para a capital, localizada a 315km de distância. Além de Fernandão, estavam no helicóptero e não sobreviveram mais quatro amigos: Edmilson de Souza Leme (vereador de Palmeiras de Goiás), Antônio de Pádua, Lindomar Mendes Vieira (funcionário da fazenda) e o piloto, identificado como Milton Ananias.
- Infelizmente, é verdade. Fui o primeiro a saber. Me ligaram às 5h da manhã. Estavam ele e mais quatro amigos (no helicóptero), todos faleceram. É uma lástima - disse o presidente da Federação Gaúcha, Francisco Novelletto.
Segundo a Polícia Civil, a aeronave levantou voo da fazenda que pertencia a Fernandão por volta de 1h e caiu segundos depois sobre um banco de areia (uma pequena praia de água doce), às margens do rio Araguaia e capotou diversas vezes. O local do acidente fica a 15km do centro de Aruanã. O ex-jogador chegou a ser levado para o hospital da cidade, mas faleceu pouco depois.
- O corpo dele é o único que está no hospital. Os demais morreram no local do acidente. Nessa época é muito comum acampamento às margens do Araguaia, mas trata-se de uma região cujo acesso é mais comum por helicóptero ou barco. Ele chegou ao hospital socorrido por barco - declarou o delegado Norton Ferreira, chefe de comunicação da Polícia Civil de Goiás.
Um dos responsáveis pelo resgate, o sargento Cristiano contou o estado em que encontrou o ex-jogador.
- Ele estava inconsciente, com muita secreção nas vias aéreas por causa das hemorragias internas, múltiplos ferimentos nos membros inferiores e um ferimento na cabeça. Respirava com muita dificuldade e já no trajeto ao hospital estava em estado crítico. Infelizmente, quando chegou ao hospital veio a óbito - sargento Cristiano.
Nascido em Goiânia, Fernandão, revelado pelo Goiás, viveu suas maiores glórias no Colorado. Ganhou duas vezes o Campeonato Gaúcho e foi um dos principais nomes na conquista da primeira Libertadores do Inter, vencida em 2006. No mesmo ano ainda levantou o troféu de campeão do Mundial de clubes da Fifa. Foi capitão durante a maior parte de seus quase cinco anos de Inter.Estreou com a camisa colorada em 10 de julho de 2004, quando Internacional e Grêmio travaram o Gre-Nal de número 360. Começou com o pé direito, já marcando seu nome na história do clube ao fechar o placar em 2 a 0, fazendo o gol de número 1000 da história do clássico. A partida foi válida pelo Campeonato Brasileiro. oi um dos mestres de cerimônia da reabertura do Beira-Rio, realizada em 5 de abril. Ele já havia liderado a festa pela conquista da Libertadores de 2006, empunhando microfone e gritando a plenos pulmões os principais gritos da torcida colorada.Fernandão pendurou as chuteiras em 2011 vestindo a camisa do São Paulo. Ainda defendeu os franceses Olympique de Marselha e Toulouse e o Al-Gharafa, do Catar. Tornou-se dirigente e posteriormente treinador do Colorado. Em ambas as funções não teve muito sucesso.
O ídolo iniciava nova carreira. Estreou como comentarista do Sportv no último dia 25, quando o Internacional foi derrotado por 3 a 1 pelo Cruzeiro. Faria parte do time do canal durante a Copa do Mundo.
Confira agora o video gravado por Fernandão antes de morrer:
sexta-feira, 6 de junho de 2014
Pronto para jogo da Espanha, Diego Costa diz: "Sou e me sinto brasileiro"
O atacante Diego Costa, que sofreu desde o fim da temporada europeia com um problema muscular, foi confirmado pelo técnico da Espanha, Vicente del Bosque, para o amistoso deste sábado, contra El Salvador. Após o treinamento desta sexta, O jogador, que é brasileiro de nascimento mas ganhou a cidadania espanhola após jogar por mais de cinco anos no país, explicou aos jornalistas presentes ao FedEx Field, em Washington, o porquê de ter optado pela seleção europeia.
- Scolari nunca me telefonou. O único técnico com quem falei foi Del Bosque, que se preocupou comigo, me convidou para comer e me fez saber que contava comigo. Estou muito feliz porque aqui me receberam como irmão - disse Diego Costa em entrevista coletiva reproduzida pelo jornal "As".
O atacante do Atlético de Madrid chegou a participar de dois amistosos pela seleção brasileira em 2013, pouco antes da Copa das Confederações, mas ficou fora da lista para a competição. Depois, o técnico Luiz Felipe Scolari chegou a demonstrar interesse em contar com o jogador para a Copa do Mundo, mas Diego fez a opção por defender a Espanha. Apesar disso, seu amor pelo Brasil segue intacto, garante ele.
- Sou e me sinto brasileiro e isso nunca vai mudar. Sou do estado do Sergipe, no coração do país. Na minha casa em Madri mantenho os costumes brasileiros e isso nunca vai mudar. Quero ganhar o Mundial com a Espanha, mas se não for possível meu segundo desejo é que ganhe o Brasil.
Por fim, Diego Costa garantiu que está curado. O jogador saiu logo no início da decisão da Liga dos Campeões, diante do Atlético de Madrid, porque voltou a sentir dor na coxa machucada. São quase duas semanas passadas desde aquela partida.
- Me encontro bem fisicamente e estou muito motivado para jogar este Mundial. Não vou me poupar nada. Vou me entregar neste Mundial como sempre fiz nas equipes que joguei.
A bola rola para Espanha x El Salvador às 17h deste sábado. Será o último amistoso dos espanhóis antes da estreia no Grupo B da Copa do Mundo, dia 13 de junho, contra a Holanda.
De peso: seleção dos vetados tem craques como Ribéry e Falcao Garcia
Nesta sexta-feira, mais uma notícia de corte por causa de lesão mexeu com o clima pré-Copa do Mundo, ainda mais porque o jogador em questão é um dos melhores do mundo, o francês Ribéry. O craque do Bayern de Munique se junta a um grupo de atletas que, caso formassem uma seleção, poderia dar muito trabalho para as principais equipes. Alguns dos machucados, como o goleiro Valdés, da Espanha, foram descartados antes mesmo da convocação inicial, e outros, como o colombiano Falcao Garcia, tentaram, em vão, se recuperar durante a preparação.
A poucos dias da Copa, a expectativa dos amantes do futebol é de que esta lista de 29 cortados não cresça ainda mais. O alemão Marco Reus, que torceu o tornozelo em amistoso com a Armênia, nesta sexta, corre risco. Alguns outros jogadores ainda são motivo de preocupação por causa da questão física, entre eles grandes protagonistas da competição, como o português Cristiano Ronaldo, o uruguaio Luiz Suárez, o espanhol Diego Costa, o chileno Alexis Sánchez e os alemães Schweinsteiger e Manuel Neuer.
Como todo time começa com um grande goleiro, a seleção dos machucados teria Victor Valdés, do Barcelona, que não pôde viajar para o Brasil por causa de um problema nos ligamentos do joelho direito. Na zaga, o também espanhol Arbeloa, do Real Madrid, o ganês Akaminko, do Eskişehirspor-TUR, e o alemão Schmelzer, do Borussia Dortmund, poderiam formar o trio defensivo.
No meio de campo é onde há a maior quantidade de opções - e de machucados. O setor poderia ter uma formação com o alemão Gundogan, também do Dortmund, o holandês Strootman, do Roma, o brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcântara, do Bayern, o italiano Montolivo, do Milan, e o francês Ribéry. Outras alternativas seriam o holandês Rafael Van der Vaart, do Hamburgo, o alemão Lars Bender, do Bayer Leverkusen, e o chileno Matías Fernández, da Fiorentina.
O ataque também seria de peso, com o colombiano Falcao Garcia, do Monaco, e o italiano Giuseppe Rossi, artilheiro da Fiorentina. No banco, o belga Benteke, do Aston Vila e o inglês Theo Walcott, do Arsenal.
A Copa do Mundo começa na próxima quinta-feira, dia 12 de junho, às 17h, com o jogo entre Brasil e Croácia, na Arena Corinthians.
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Comercial ironiza S. Ramos: ‘O futebol fala inglês; nosso zagueiro, não’
No melhor estilo “muy amigo”, um curso de inglês resolveu usar Sergio Ramos como protagonista de uma campanha que vem mexendo com torcedores da Espanha na internet. No anúncio, o American British Academy ironiza as dificuldades do zagueiro da Roja com a língua estrangeira e pede que torcedores enviem sugestões de frases prontas – para que ele possa lidar com árbitros ou a imprensa na Copa do Mundo.
Um vídeo em tom épico alimenta a brincadeira O texto, recheado por imagens de cenários como o Maracanã, é irônico com Sergio Ramos:
- A cada quatro anos, algo atrai todos os olhares. Um chamamento à história, um lugar onde todos querem estar: o Mundial. Rivais a intimidar. Pênaltis a reclamar. Entrevistas de imprensa das quais escapar. Fãs a cativar. Um espetáculo único em que não se permitem erros. O futebol fala inglês; nosso zagueiro, não.
Torcedores entraram na onda da brincadeira. Frases em inglês como “Robben, sou seu pai” ou “Vá em frente, mas vou tirar a bola de você” começaram a ser citadas por internautas em redes sociais como inspiração para o atleta.
A sacada do curso de inglês decorre da fama que Sergio Ramos ganhou especialmente em 2012, quando protagonizou um anúncio de Natal da Fundação Real Madrid falando um inglês longe do ideal – ele diz algo como “Morry Christmas”, em vez de “Merry Christmas”. O conteúdo chegou a ser retirado do ar, tamanhas as ironias que rendeu. O defensor, pelo twitter, disse na época que faria qualquer coisa para dar uma mensagem positiva às crianças.
Independentemente do nível do inglês falado por Sergio Ramos, o fato é que o jogador chega à Copa do Mundo em um de seus melhores momentos na carreira. Foi fundamental no título da Liga dos Campeões pelo Real Madrid e é titular absoluto da Espanha, agora como zagueiro – foi lateral-direito em 2010.
A Roja está no Grupo B, com Holanda, Chile e Austrália. A estreia é dia 13, em Salvador, contra a seleção laranja, em uma repetição da final da última Copa.
Protesto erra no inglês e vira piada
Um protesto contra a Copa do Mundo do Brasil acabou virando piada em Curitiba, na quarta-feira. Um vândalo pichou um ônibus biarticulado e tentou passar sua mensagem em inglês, mas errou na grafia de uma palavra e, com isso, trocou o alvo de seu protesto. O vândalo pichou “Fuck Word Cup”, trocando world (mundo) por word (palavra e também nome do programa de edição de textos da Microsoft). A confusão foi postada em redes sociais por um perfil de humor e teve centenas de compartilhamentos. O protesto pode custar caro ao vândalo. Pichar ônibus em Curitiba paga uma multa de R$ 1.693,84.
CR7 terá desafio de enterrar maldição dos melhores do mundo em Copas
Muita pressão, declínio técnico ou azar? Os questionamentos são vários. As respostas, nem tanto. O fato é que uma misteriosa coincidência é constatada há cinco Copas do Mundo. Desde o Mundial dos Estados Unidos, em 1994, o jogador que chega com o título de melhor do planeta pela Fifa não consegue corresponder e levar sua seleção ao título mundial. Dois tiveram boas atuações, como é o caso de Roberto Baggio, em 1994, e Ronaldo, em 1998, mas fracassaram na decisão. Os outros três - Luís Figo, em 2002, Ronaldinho Gaúcho, em 2006, e Messi, em 2010 - não conseguiram ser protagonistas. Agora, quem tem nas costas o peso da Bola de Ouro é Cristiano Ronaldo. Caberá a ele dar um fim a essa "maldição".
Mas, afinal, qual o motivo para a queda dos jogadores considerados tops logo na competição mais importante do mundo? Fatores psicológicos e uma atenção maior dos adversários podem explicar o mistério.
- Essa atenção extra de ser o Bola de Ouro também pode funcionar ao contrário. Os treinadores e marcadores adversários tendem a ter mais cuidado ao enfrentar um craque consagrado, e os marcadores estão motivados a fazer uma final de Copa do Mundo para anular esses jogadores. Outra possibilidade é o desgaste psicológico que esses atletas sofrem durante toda a temporada - afirmou Maurício Pinto Marques, doutor em Psicologia do Esporte pela Universidade Autônoma de Barcelona.
O desgaste psicológico e físico é, segundo Maurício, uma das principais causas da queda de rendimento na principal competição mundial. A exigência que sofrem esses atletas, por estarem disputando decisões nos principais campeonatos, faz com que o jogador chegue esgotado ao fim da temporada. Quando, então, inicia a Copa do Mundo.
- Uma hipótese é de que esses jogadores já cheguem bastante desgastados psicologicamente e fisicamente por virem de temporadas muito fortes em que renderam e isso pode refletir em um campeonato "intenso" como a Copa do Mundo. Mas também há que se considerar que o clube e a seleção são duas realidades distintas, é outro "time", e assim o papel do craque e sua função variam bastante.
Os cuidados de CR7
Cristiano Ronaldo chega à Copa do Mundo do Brasil na melhor fase de sua carreira. Artilheiro da Europa, conquistou a Liga dos Campeões com o Real Madrid nesta temporada. Em 2013, quebrou a hegemonia de Messi e foi eleito o melhor do mundo pela segunda vez na carreira. Em contrapartida, não está na sua melhor forma física. CR7 tem sofrido com lesões que o atrapalharam na reta final da temporada europeia.
Para Maurício, um trabalho psicológico prévio será fundamental para que o português consiga render em alto nível no Mundial.
- Um acompanhamento psicológico individual do atleta e suas questões pessoais, de como reagir sob pressão e buscar seu espaço na seleção, são importantes. É fundamental também trabalhar em grupo, com um trabalho com o elenco, lidando com os diferentes papéis dos jogadores, podendo até trabalhar o papel de protagonista do craque, ou ainda a divisão de responsabilidades.
Confira a trajetória em Copas dos outros melhores do mundo:
Estados unidos 1994
O atacante italiano Roberto Baggio chegou aos Estados Unidos com o peso de ser eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 1993. Na temporada anterior, 1992/1993, conquistou o título da Copa da Uefa pelo Juventus e passou a ser comparado a Michel Platini, ídolo da equipe. Os primeiros três jogos na fase inicial não tiveram boa participação do atacante. Baggio só passou a comprovar o status de melhor jogador do planeta a partir das oitavas de final.
A Itália chegou à decisão da Copa do Mundo contra o Brasil vencendo as oitavas, as quartas e as semifinais por 2 a 1. Nas três partidas Baggio balançou a rede. Contra a Nigéria, fez dois gols que deram a vitória à Azzurra, de virada. Nas quartas, frente à Espanha, abriu o placar. Foi novamente decisivo diante da Bulgária de Stoichkov, artilheiro daquele Mundial, marcando os dois gols italianos. Foram cinco marcados e a vice-artilharia da competição.
A “maldição” apareceu pela primeira vez sobre o melhor jogador do mundo na grande final da Copa do Mundo de 1994. Apagado durante todo o tempo regulamentar, Baggio ainda acabou colocando por cima do gol de Taffarel o sonho da Itália de conquistar o tetracampeonato. A cobrança do atacante italiano, nas penalidades que decidiram a Copa, ficou marcada na história da competição. Baggio bateu muito mal, e a bola foi longe da meta brasileira.
- Nunca havia cobrado um pênalti por cima do gol. Acho que foi o (Ayrton) Senna que puxou aquela bola para o alto. Acredito que foi ele que fez o Brasil vencer. É uma ferida que nunca vai se fechar. Sempre sonhei disputar uma final de Copa do Mundo, e o rival dos meus sonhos era o Brasil. Quando tive a oportunidade, desperdicei aquele pênalti. Na hora, quis cavar um buraco para me esconder. Depois, pensei que, como o Brasil tem muito mais habitantes que a Itália, eu fiz mais gente feliz com aquela cobrança – disse o atacante, em 2010
FRANÇA - 1998
O Brasil desembarcou na França em busca do pentacampeonato como franco favorito. Não tinha Romário, craque da Copa do Mundo de 94, lesionado. Mas contava com Ronaldo, que ganhara a alcunha de “Fenômeno” pelos gols nas duas temporadas que antecederam o Mundial. O camisa 9, que se tornaria ao longo dos ano o maior artilheiro dos Mundiais, chegou com a credencial de ser o melhor jogador do mundo nos anos de 1996 e 1997.
A seleção brasileira conseguiu avançar até a decisão contra os anfitriões. Ronaldo marcou quatro gols antes da final.
Porém, na véspera da decisão, uma estranha notícia assustou os torcedores brasileiros. Ronaldo estaria fora da decisão contra a França. O jogador havia sofrido convulsões durante a noite, e Edmundo iria começar a partida. Antes de a bola rolar, o camisa 9 foi confirmado em campo. Segundo o departamento médico, estava apto para disputar a final. Não foi o que se viu dentro do gramado. Ronaldo, assim como o restante da equipe, não teve boa atuação, e viu Zidane & cia. darem o título mundial para a França.
COREIA E JAPÃO - 2002
Um português era o principal astro da primeira Copa no continente asiático. Luís Figo, que havia trocado o Barcelona pelo Real Madrid para conquistar a Liga dos Campeões da Europa em 2001/2002, tinha a missão de levar Portugal longe na Copa do Mundo.
Passar da primeira fase parecia a menor das missões. A equipe lusitana estava no Grupo D ao lado de uma anfitriã, a Coreia do Sul, e dois países sem expressão no futebol mundial: Estados Unidos e Polônia. Figo não estava em sua melhor forma física. Prova é que o meia não marcou um único gol nos três jogos. De quebra, viu Portugal ser eliminado com duas derrotas para os americanos e coreanos.
Em 2012, o meia desabafou em entrevista ao site da Federação Portuguesa de Futebol.
- A nossa presença no Mundial de 2002 foi um desastre em todos os sentidos. Eu me encontrava meio lesionado, com uma situação complicada, e o meu rendimento desportivo não foi bom. Foi duro – afirmou.
O atacante se recuperaria em uma Copa do Mundo em 2006 ao ser o capitão de Felipão na equipe, que levou Portugal pela segunda vez na história a uma semifinal.
ALEMANHA - 2006
Pentacampeão com o Brasil em 2002, Ronaldinho Gaúcho era o principal astro do chamado quadrado mágico do time canarinho. Ao lado de Kaká, Adriano e Ronaldo, Gaúcho chegava à Alemanha credenciado como o melhor jogador do mundo por dois anos seguidos. Ídolo do Barcelona, Ronaldinho tinha acabado de ganhar aplausos até da torcida do maior rival, o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu.
Camisa 10, Ronaldinho tinha o peso de ser pela primeira vez o grande protagonista da seleção brasileira. Algo que não conseguiu. O Brasil chegou até as quartas de final e acabou eliminado pela França liderada por Zidane. Gaúcho passou os quatros jogos anteriores sem marcar um gol. As incríveis arrancadas e jogadas individuais não foram vistas.
A eliminação na Copa da Alemanha iniciou o declínio na carreira de Ronaldinho. Ao retornar para o Barcelona, acabou negociado na temporada seguinte com o Milan. O brasileiro não conseguiu repetir as boas atuações na Itália e retornou ao Brasil em 2011 para defender o Flamengo.
ÁFRICA DO SUL - 2010
O argentino Lionel Messi havia disputado a Copa da Alemanha e chegava à África do Sul como astro do Barcelona. Eleito melhor do mundo em 2009, Messi conquistou na temporada que antecedeu o mundial seis taças com o Barcelona, inclusive a Liga dos Campeões.
A aposta argentina era tanta em seu camisa 10 que o escolhido para treinar a equipe foi Maradona. O pensamento da Federação Argentina era que o maior ídolo do futebol argentino motivaria a equipe para correr por Messi. Porém, Lionel não foi capaz de fazer a diferença para os hermanos. Inclusive, conhecido por ter recorde de gols com a camisa do Barcelona, o camisa 10 da Argentina não marcou sequer um gol na campanha que terminou nas quartas de final. Messi viu a Argentina ser goleada pela Alemanha por 4 a 0.
De positivo para os argentinos fica que, desde a Copa de 2010, a carreira de Messi cresceu. O camisa 10 acabou sendo eleito mais três vezes o melhor jogador do mundo. Só em 2013 o craque não levou o troféu. Por isso não chegará com a pressão de ser o maior astro do futebol mundial na Copa do Brasil deste ano.
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Feitiço
Feitiço. Esta é a mais nova explicação para a lesão muscular que vem atormentando Cristiano Ronaldo. O melhor jogador do mundo teria sido vítima de um feiticeiro ganês, segundo o jornal "O Jogo". Segundo o diário, Nana Kwaku Bonsam garantiu ser o responsável pela lesão de Cristiano Ronaldo para impedir que o português enfrente a sua seleção no Mundial – Gana e Portugal estão no Grupo G da Copa do Mundo, e os dois se enfrentam apenas na última rodada da chave, dia 26, no Mané Garrincha, em Brasília.
O feiticeiro teria usado quatro cães, na última semana, para para invocar o espírito Kahwiri Kapam e provocar lesões no craque português, impedindo que ele esteja em campo contra Gana e, consequentemente, durante toda a primeira fase do Mundial.
– Eu sei qual é a lesão de Cristiano Ronaldo, porque estou trabalhando nela. Estou falando muito sério. Avisei há quatro meses que trabalharia para que ele não pudesse enfrentar Gana. Esta lesão não pode ser curada por médico algum. Eles não conseguirão entender a causa, porque ela é espiritual. Hoje é o joelho, amanhã será a coxa, no dia seguinte será outra coisa – disse o feiticeiro em entrevista à rádio "Citi FM", de Gana.
Mesmo diante do trabalho de Bonsam, Cristiano Ronaldo foi a campo nesta quarta-feira, em Florham Park, Nova Jersey, onde a seleção portuguesa vem treinando para o amistoso contra o México no próximo sábado, às 21h30 (de Brasília). O camisa 7 trabalhou com bola.
A primeira rodada do Grupo G acontece no dia 16, uma segunda-feira., Alemanha e Portugal abrem a chave na Fonte Nova, às 13h, e Gana enfrenta os Estados Unidos na Arena das Dunas, às 19h.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Fim do mistério: Falcao García está fora da lista da Colômbia para a Copa
O mistério acabou, e a notícia não é nada boa para a torcida colombiana. O técnico argentino José Pekerman divulgou nesta segunda-feira a lista com os 23 nomes que representarão a Colômbia na Copa do Mundo de 2014, e o maior nome do futebol do país, Falcao García, não está nela. O atacante do Monaco foi deixado fora da equipe por não conseguir se recuperar - ou mesmo ter perspectivas de estar em condições de jogo para o Mundial - da lesão sofrida no joelho esquerdo na partida contra o modesto Chasselay, da quarta divisão francesa, em janeiro deste ano.
O jogador havia se submetido a uma cirurgia no local e corria contra o tempo para ter condições de atuar no Mundial. García, que é o segundo maior artilheiro da seleção colombiana, com 20 gols, já havia demonstrado otimismo com a possibilidade de disputar a Copa de 2014, e estava fazendo treinos leves com bola.
- Eu tinha muita esperança de estar na Copa do Mundo. Agora que sei que não estarei no Mundial, vou dar todo apoio à seleção e aos meus companheiros. Dei tudo de mim, e essa esperança que tinha era importante para que eu continuasse me esforçando para me recuperar. Não queria tirar o lugar de um companheiro que estivesse em melhores condições, ou fazer algo que prejudicasse a minha saúde. O corte foi o mais sensato. Agora o importante é seguir em frente - disse o jogador, visivelmente emocionado na coletiva de imprensa após o anúncio do corte.
O técnico José Pekerman também não escondia sua frustração, e com os olhos marejados, resumiu o sentimento que tinha após o anúncio.
- Não é um bom dia para o futebol, tanto o colombiano como o mundial. São três jogadores que estão entre os melhores do mundo, que certamente farão muita falta. Eles sofreram problemas físicos e tentaram até o último minuto estar no Mundial. Mas não foi possível... - disse o treinador.
Além de Falcao Garcia, o defensor Amaranto Perea (Cruz Azul-MEX) e o atacante Luis Fernando Muriel (Udinese-ITA) foram os outros atletas cortados da relação.
Assinar:
Comentários (Atom)








































